top of page

Fases de produção do café de açaí

1ª fase
Descarte

2ª fase
Limpesa

3ª fase
Torra

4ª fase
Moagem

f6e58dc4-2270-4c8d-b154-ee9df0307958.jpg

Resultando num chá de cor, aroma e sabor semelhante ao café tradicional.
Este sabor é ligeiramente adstringente devido ao tanino, um componente do açaí.
Adicionando leite, este sabor se transforma num capuccino

 

Benefícios

Uma pesquisa de mestrado realizada na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp conseguiu obter um extrato de caroço torrado de açaí rico em inulina, uma fibra solúvel que age como prebiótico, facilitando a absorção de minerais no intestino e a prevenção da prisão de ventre, além de ter importante função na  redução de colesterol e no controle da glicemia. Conduzido pela engenheira de alimentos Renata Magalhães no Laboratório de Extração, Termodinâmica Aplicada e Equilíbrio (Extrae) da faculdade, o estudo constatou que o método de extração convencional – semelhante ao usado para a obtenção do café – mostrou-se eficaz na produção de um “café de açaí”, que poderá ser consumido como uma bebida funcional fácil de ser preparada.
"café do caroço de açaí" é uma bebida feita a partir da semente (caroço) do açaí, que é seca, torrada e moída para se assemelhar ao café tradicional, mas é livre de cafeína e rica em fibras e antioxidantes. A Unicamp tem investigado o potencial do caroço do açaí, com pesquisas que exploram a extração de inulina, uma fibra prebiótica, e o uso do caroço para fins sustentáveis, transformando um resíduo em um produto benéfico para a saúde.
Além da obtenção de inulina, a dissertação também analisou as características de compostos fenólicos presentes no “café de açaí” – um grupo de antioxidantes produzidos pelas plantas e que auxilia na defesa do corpo contra diversos tipos de câncer – e os parâmetros físico-químicos do pó do caroço torrado, como diâmetro das partículas e teor de proteínas, carboidratos e fibra bruta. A auferição visa auxiliar na extração do máximo de benefícios daquele material, tanto para produzir um composto mais rico quanto para melhorar o aproveitamento do recurso.

Renata Magalhães, autora do estudo, prepara o “café de açaí” em laboratório da FEA: análise de compostos fenólicos

Modo de fazer


 

O fabricante recomenda 1 colher de sopa para 200ml de agua fervente. Porém pode ser reduzido a quantidade de pó para uma melhor experiência.

Por possuir Taninos, o café tem um sabor marcante e aveludado que lembra a textura de vinho seco na boca.

Uma sugestão é a ingestão com leite, que deixa ele leve e saboroso semelhante a um capuccino.

  • Facebook
  • Instagram
pngwhat.jpg

©2023 by Açaí Grão do Maranhão. Powered and secured Celso Valois

Razão Social C E J CAFÉ LTDA - CNPJ 46.988.405/0001-80

bottom of page